A terceira edição do Mastercard Index of Women Entrepreneurs (Índice Mastercard de Mulheres Empresárias) analisa o progresso e a conquista de mulheres empreendedoras em 58 sociedades em todo o mundo
KAMPALA, Uganda, 18 de Dezembro de 2019 -/African Media Agency (AMA)/- A terceira edição do Índice Mastercard de Mulheres Empresárias (MIWE) listou três países africanos como líderes globais em termos de empresas pertencentes a mulheres. Uganda, Gana e Botsuana são classificados como os três principais países com as maiores percentagens de empresas pertencentes a mulheres, nos 58 mercados avaliados em todo o mundo.
Com base em dados já publicados de organizações internacionais, incluindo a Organização Internacional do Trabalho, a UNESCO e o Global Entrepreneurship Monitor, o Índice Global acompanha o progresso e as realizações de mulheres empresárias e donas de empresas em três níveis: (i) Resultados do avanço da mulher, (ii) Conhecimento Activos e Acesso Financeiro, e (iii) Apoiar factores empresariais.
Os resultados reafirmaram que as mulheres são capazes de fazer novos avanços nos negócios e têm taxas mais altas de participação da força de trabalho em mercados abertos e vibrantes, onde o apoio às PME (Pequenas e Médias Empresas) e a facilidade de fazer negócios são elevados. Elas também estão cada vez mais capacitadas na utilização de recursos facilitadores, incluindo o acesso ao capital, a serviços financeiros e a programas académicos.
Embora o suporte disponível em mercados abertos seja um indicador significativo de sucesso, o Índice também revelou que não é o único factor a ter consideração. Apesar de, tradicionalmente, África apresentar condições menos favoráveis, cinco dos oito países africanos avaliados neste índice entraram nos dez principais mercados líderes em ‘Propriedade de Mulheres’. Essas empreendedoras “orientadas pela necessidade” estão determinadas a ter sucesso, apesar da falta de capital financeiro e acesso a serviços facilitadores.
Beatrice Cornacchia, Diretora de Marketing e Comunicações da Mastercard para o Médio Oriente e África, diz: “As mulheres empresárias continuam a ter um impacto directo no crescimento económico e no bem-estar da sociedade. Na África Subsaariana, em particular, as mulheres continuam a demonstrar um compromisso inabalável em apoiar as suas comunidades através do empreendedorismo. Mas, para libertar todo o potencial do continente africano, precisamos de continuar a promover um ecossistema de empreendedorismo para as mulheres que as ajude a superar barreiras, quer sejam culturais, legais, sociais ou tradicionais”.
Outras informações importantes sobre África:
As mulheres estão a alcançar a paridade de género com os homens em termos de actividade empreendedora em vários mercados, incluindo Gana, Nigéria e Uganda. Enquanto isso, as melhorias em Angola e Malaui também ajudaram a diminuir a disparidade de género.
- A Nigéria teve a segunda maior proporção de mulheres em funções profissionais/ técnicas entre os 58 mercados pesquisados, e uma percentagem excepcionalmente alta de mulheres como empreendedoras. Especificamente, quase quatro em cada dez mulheres em idade activa estão envolvidas em actividades empresariais em estágio inicial (40,7% em comparação com 39% para os homens).
- A África do Sul foi uma das nações com maior pontuação quando se trata de mulheres com acesso igual ao ensino superior, e também pontua mais que as suas contrapartes africanas em relação à inclusão financeira (86%), em comparação com os homens.
- As descobertas também destacaram a capacidade das mulheres de prosperar como donas de empresas e buscar oportunidades. Segundo o Banco Mundial, 45% das economias em todo o mundo têm leis que restringem a decisão das mulheres de ingressar e permanecer na força de trabalho.
Além de esclarecer o progresso das mulheres empreendedoras em escala global e regional, a Mastercard está comprometida em projectar um mundo melhor para as mulheres, que cria possibilidades ilimitadas para todos nós. Na África e no Sudeste Asiático, a Mastercard está a abastecer empresas lideradas por mulheres com acesso a microcrédito e novos mercados digitais através de plataformas como Jaza Duca e o Mastercard Farmer Network/Mastercard pra Rede de Agricultores. Na África do Sul, a Mastercard colaborou com a Junior Achievement South Africa/Conquisata Júnior África do Sul para administrar um programa de desenvolvimento empresarial de 20 semanas, capacitando mulheres entre os 18 e 35 anos para iniciar e administrar seus próprios negócios. Além disso, o Mastercard Center for Inclusive Growth/Centro Mastercard para o Crescimento Inclusivo está a fornecer suporte filantrópico para permitir formação em alfabetização financeira e acesso a ferramentas e serviços vitais para mulheres empresárias em mercados carentes.
Faça o download o relatório completo do Mastercard Index for Women Entrepreneurs aqui.
Distribuído por African Media Agency (AMA) em nome de Mastercard.
Metodologia
O Mastercard Index of Women Entrepreneurs 2019 é o terceiro relatório que mostra o progresso e a conquista de mulheres empresárias em 58 sociedades em todo o mundo. Com Angola como o mais novo mercado adicionado à região do Oriente Médio e África, o Índice amplia sua tentativa de rastrear os factores que sustentam a diferença de género entre os empresários. Representando quase 80% da força de trabalho feminina do mundo, destaca como os 58 mercados diferem em três níveis: (i) Resultados do avanço das mulheres, (ii) Activos de conhecimento e acesso financeiro e (iii) Factores empreendedores de apoio.
Os resultados também esclarecem quais factores e condições são mais propícios para ajudar a diminuir a diferença de género entre mulheres empresárias/donas de empresas, as mais inibitórias e incapacitantes, pesando assim a capacidade das mulheres de prosperar nos negócios.
Sobre a Mastercard
Mastercard (NYSE: MA), www.mastercard.com, é uma empresa de tecnologia no sector de pagamentos globais. A nossa rede de processamento de pagamentos globais liga consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções Mastercard tornam actividades comerciais diárias- tais como compras, viagens, gerir um negócio e gestão financeira- mais simples, mais seguras e mais eficientes para toda a gente. Siga-nos no Twitter @MastercardNews, participe no debate em Beyond the Transaction Blog e subscreva-nos para receber as últimas noticias em Engagement Bureau.
Comunicação Social
Toju Egbebi
toju.egbebi@mastercard.com
Birgit Edible
birgit.deibele@mastercard.com