fbpx

Comunicado de Imprensa: A Vice-Presidente Kamala Harris Anuncia a Cimeira de Dezembro de Líderes EUA-África em Washington, DC

WASHINGTON DC, USA, 21 de julho de 2022 -/African Media Agency(AMA)/- Em 20 de Julho, a Vice-Presidente Kamala Harris anunciou que ela e o Presidente Joe Biden estão ansiosos para receber os líderes africanos em Washington, DC, de 13 a 15 de Dezembro de 2022, para a Cimeira de Líderes Estados Unidos-África. A Vice-Presidente fez este anúncio em nome da delegação dos EUA para a Cimeira de Negócios EUA-África, coorganizada pelo Conselho Corporativo de África e o Reino do Marrocos.

“O objectivo da nossa Administração”, partilhou, “é promover o crescimento e desenvolvimento económico inclusivo e sustentável em todo o continente, expandir os fluxos de capital e promover o espírito vibrante de empreendedorismo e inovação que é tão prevalente em toda África”. Comentários completos aqui.

A Exma. Dana Banks, Assistente Especial do Presidente e Conselheira Sénior da Cimeira de Líderes EUA-África, destacou a importância de envolver uma ampla gama de partes interessadas, africanas e norte-americanas. A próxima Cimeira do Presidente reflecte a amplitude e a profundidade das parcerias americanas com governos, instituições e cidadãos africanos – parcerias baseadas no diálogo que aproveitam o engenho e a criatividade dos nossos povos.

As declarações da Vice-Presidente marcaram quatro dias de compromissos de uma delegação dos EUA, organizada pela Prosper Africa, que incluiu a liderança sénior de dez agências do Governo dos EUA e um grupo de investidores dos EUA que administram mais de um trilião de dólares em activos.

A Exma. Alice Albright, PCA da Corporação Desafio do Milénio (Millennium Challenge Corporation – MCC), liderou a delegação, onde reforçou o compromisso de todo o governo da Administração Biden-Harris de aumentar o comércio bilateral e mobilizar investimentos nos mercados de rápido crescimento de África. Albright apresentou o mais novo Pacto de Empregabilidade e Terras de Marrocos de US$ 460 milhões da MCC, que faz parte do compromisso da agência de US$ 1,1 mil milhão em Marrocos.

A Exma. Enoh T. Ebong, Directora da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA (USTDA), anunciou novos compromissos que apoiarão o desenvolvimento de sistemas de saúde resilientes e aumentarão o acesso a cuidados de saúde de qualidade na Nigéria e em todo o continente, expandirão o acesso à Internet em apoio à ponte contra a exclusão digital em toda a África Austral e apoiarão os esforços de descarbonização da África do Sul através da Parceria para a Transição de Energia Justa. A Directora Ebong anunciou o financiamento da USTDA para um estudo de viabilidade para desenvolver a primeira rede inteligente de Marrocos, que transformará a infraestrutura de distribuição de energia em Marraquexe. A Directora Ebong também coorganizou uma mesa redonda junto com o Fórum de Investimento de África para destacar empresas e projectos liderados por mulheres que estão a facilitar a implantação de soluções dos EUA para a infraestrutura de África em apoio à Prosper Africa.

Travis Adkins, Presidente e PCA da Fundação dos EUA para o Desenvolvimento de África (USADF), destacou o papel central das pequenas e médias empresas africanas no estímulo ao crescimento e à recuperação económica do continente. Ele reforçou os principais compromissos da USADF de fornecer investimentos directos e assistência técnica a empresas e empreendedores sociais de propriedade e liderança africanas. Envolveu-se também com funcionários de governos africanos para discutir o potencial de parcerias, com foco nas áreas de programação prioritárias da USADF de segurança alimentar, emprego jovem, empoderamento económico das mulheres e energia renovável.

Ao longo do evento, um poderoso grupo de investidores dos EUA estabeleceu novas ligações com líderes africanos dos sectores público e privado e participou de uma série de sessões de apresentação focadas em oportunidades de investimento em infraestrutura resiliente. Joseph Boateng, Director de Investimentos da Casey Family Programs, partilhou que “a Prosper Africa está a trabalhar com investidores institucionais para ajudá-los a superar as suas perceções equivocadas acerca dos riscos de investir em África, introduzindo oportunidades de investimento e as ferramentas disponíveis para mitigar os seus riscos reais… Essas delegações destacam que o capital pode ter efeitos transformadores quando colocado em funcionamento nas condições certas e interesses alinhados. A parceria com os nossos colegas em África pode ser poderosa para obter capital onde é necessário, ao mesmo tempo que gera fortes retornos.”

Distribuído pela African Media Agency (AMA) em nome do Prosper Africa.

Sobre Prosper Africa

A Prosper Africa é a iniciativa do Governo dos EUA para aumentar o comércio e o investimento bidirecional entre os Estados Unidos e os países africanos. Por meio da Prosper Africa, o Governo dos EUA faz parceria com empresas e investidores para promover negócios, promover oportunidades de mercado e fortalecer o ambiente de negócios e investimentos. Juntos, estamos a gerar biliões de dólares em investimentos em África, a construir novos mercados para produtos americanos e a criar milhares de empregos para trabalhadores africanos e americanos. Para saber mais e contatar os consultores da Prosper Africa, visite prosperafrica.gov.

Tiffany Jackson-Zunker

Centro de Imprensa Regional de África

Jackson-ZunkerT@state.gov

Nina Prieur

Secretariado da Prosper Africa

nprieur@usaid.gov

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

By submitting this form, you are consenting to receive marketing emails from: African Media Agency.

You might also enjoy

[oceanwp_library id="47269"]